sexta-feira, 20 de julho de 2012

Portucel: Resultados em linha, Outlook positivo

Divulgação Resultados:

A Portucel apresentou um lucro de 53,4 milhões de Euros no segundo trimestre deste ano, um valor acima da estimativa de mercado de 49,6 milhões de Euros. A empresa apresentou ainda vendas de 389,7 milhões de Euros e um EBITDA de 93,5 milhões de Euros para esse período. As vendas superaram as nossas estimativas de 359 milhões de Euros, embora o EBITDA tenha ficado ligeiramente abaixo da nossa estimativa de 95,9 milhões de Euros.




Acreditamos que as vendas irão subir ligeiramente face ao último trimestre (+1.5%), o que corresponde a uma queda ligeira face ao ano anterior, com a empresa a conseguir aumentar ligeiramente os preços e a beneficiar da valorização do Dólar face ao Euro. A uma procura menor em Portugal, a empresa conseguiu compensar através do aumento das exportações, o que implica um ligeiro aumento dos custos operacionais.  O EBITDA da Portucel deverá ficar ao nível do apresentado no primeiro trimestre (-0.5%).
Factores a ter em foco para o desempenho deste sector serão a procura dos clientes pelo produto, que deverá continuar a contrair ligeiramente e o preço de venda de papel por parte da Portucel. O aumento dos preços de papel no mercado secundário e a valorização do dólar deverão continuar a beneficiar a empresa.
Os custos de financiamento da empresa e os impostos deverão aumentar significativamente. No entanto, deverão ser compensados por forte queda das provisões, colocando o resultado liquido ao nível do trimestre anterior.
Acreditamos que Existe espaço para uma performance positiva da Portucel nos próximos três meses devido a: i) avaliação atractiva; evolução do preço do papel e iii) subida do Dólar face ao Euro. Os principais riscos estarão na evolução económica europeia que poderá afectar as vendas bem como aumentar o custo da venda ao aumentar a necessidade de exportar.


Sem comentários:

Enviar um comentário