A Jerónimo Martins apresentou hoje antes da abertura um lucro de
(€84mn), abaixo da nossa estimativa de (€87mn) e do consensus de (€90mn).
Embora os resultados tenham crescido 23% face ao último trimestre, esperávamos
uma evolução mais positiva nas vendas da Polónia, que foram prejudicadas pelo
abrandamento do crescimento das vendas por superfície comercial. A margem das
vendas caíu para 7,7% no país, em resultado da conjuntura económica vivida e da
maior competição existente no mercado. Em Portugal, as vendas aumentaram em
resultado das agressivas campanhas de desconto realizadas pelo Pingo Doce, o
que por sua vez levou a que caísse a sua margem das vendas para 4,4%.
Estamos neutrais para o título, uma vez que a actividade na
Polónia revela um abrandamento maior do que o que esperado devido à crise
económica vivida na Europa, e devido à actividade em Portugal estar a ser
afectada pela recessão vivida em Portugal e pela competição de preços que o
Pingo Doce começou que deverá fazer cair as margens do sector e da empresa no
país.
Sem comentários:
Enviar um comentário