segunda-feira, 23 de julho de 2012

Análise Técnica


      A sexta feira passada terminou com quedas nos mercados mas a semana terminou positiva. Já vêm sendo habituais estes típicos movimentos de descidas a uma semana de terminar o mês, e a seguir esta senda típica, começaremos Agosto com subidas.
      Se nos fixarmos somente nos gráficos, constatamos que foi no final de Junho que se produziram fortes valorizações nos principais índices, deixando estes um GAP altista. Corresponde agora este nível de GAP ao suporte importante a respeitar e níveis que não deveriam estes perder. Hoje, segunda feira, os Índices fizeram o contrario, deixaram um GAP baixista, e que agora corresponde á resistência que deverá ser batida para vermos as subidas continuarem. Os Índices que melhor reflectem este cenário, na Europa são o CAC40, EUROSTOXX50 e DAX30. Teremos que imaginar que estamos num avião, com o céu nublado, e apenas nos podemos guiar pelos dados do CocKpit, e os dados são precisamente os GAP's.

      Os Índices Norte Americanos, fizeram uma figura de duplo topo junto a resistências importantes, que com as divergências do indicador de Momentúm, dariam fiabilidade a estas correcções. No entanto, e por enquanto não estão em perigo as tendências altistas de longo prazo, pois como se pode apreciar nos gráficos, após subidas semelhantes, é normal que se produzam algumas correcções. Os mínimos de 1 de Junho de 2012, continuam a ser os níveis a respeitar para o médio prazo, e esta figura de duplo topo a concretizar-se o seu objectivo, poderia ameaçar ditos níveis.
      Já foi feita referencia por diversas vezes de que o RUSSEL2000 é um índice a não perder de vista, isto porque ao ser muito sensível a momentos de pânico ou euforia, antecipa em grande medida possíveis cenários futuros. Aquilo que este índice destaca, é que desde inícios de Julho, este faz máximos e mínimos decrescentes, enquanto que o NASDAQ, S&P e DOW JONES, faziam o contrario, talvez seja momento de começar a tomar este como indicador de fiabilidade.

      Um dos motivos porque resultam lógicas estas correcções, é porque víamos ao índice VIX de volatilidade perto de mínimos, mínimos estes que quando se vêm , é normal que os investidores se comecem a posicionar em opções PUT do S&P500 para protegerem posições altistas de médio e longo prazo nas cotadas dos S&P500. Por enquanto, o que nos diz o RÁCIO PUT/CALL, é que estas posições PUT do S&P não são significativas ou ainda não representam sinal de preocupação para os mercados. No entanto o que não poderemos esquecer, é que foi em Agosto de 2011, quando se produziram fortes quedas no S&P500, que este índice negociou o volume recorde em um mês de toda a historia deste índice.

      Para melhor nos guiar-mos, seria bom seguir outros activos que nos ajudam a perceber se poderemos entrar em níveis de alerta vermelho, é o caso da BOND Americana, que por enquanto não superou os máximos de 2012, e que a superação deste nível nos convida a pensar que os mercados corrigirão com mais força.
   
      Figura idêntica para o Índice do Dólar, que com a superação dos máximos anuais, dará fiabilidade ás descidas do par EUR/USD, ou dirá mesmo quando este se encontra em mínimos com possibilidades de se dar a volta.
      Já foi dito em mais do que uma ocasião que o par USD/CAD anda no sentido contrario aos indiques dos EUA, e a vela envolvente altista registada na ultima sexta feira, demonstrava de alguma forma que as correcções de sexta, será para durar mais 2, 3 ou 4 dias pelo menos.


Clique para visualizar Gráficos

Sem comentários:

Enviar um comentário