segunda-feira, 25 de junho de 2012

Análise Técnica


A semana começa com alguma turbulência, nada que não nos surpreenda e que os gráficos não vaticinassem.
Se na semana passada previam-se ressaltos, igualmente previam-se os seus pontos de paragem...Díctis Facere, que em latim quererá dizer, dito e feito.
  
   INDICES: O DAX e o FTSE, em gráficos diários, pararam na parte alta da directriz baixista de médio prazo, e esta servirão de resistência para quando estes índices decidam sair desta tendência e retomar as subidas. No entanto, para quem sinta dificuldades em lidar com um mercado que á partida parece confuso, deverá afastar-se ou observar o mercado de uma forma mais distante. É o que fazem os lutadores de Boxe quando são invadidos com sucessivos golpes, afastam o adversário, estudam-no e atacam com precisão... O FTSE100, visto em gráficos de velas semanais, o que demonstra, é que para o longo prazo o mercado não estará em perigo, os níveis mínimos marcados a 1 de Junho de 2012, nos 5230 pontos, e que correspondem com a média móvel de 200 períodos, são os níveis a respeitar.
   Com os índices Norte Americanos, poderemos usar o mesmo procedimento, e no longo prazo, todos eles continuam fiéis às suas tendências, mostrando assim que o mercado faz bluff dos investidores mais ansiosos. Já em gráficos diários, a figura de reversão que protagonizaram entre mediados de Maio e Junho, não está completa a 100%, mas este retrocesso poderá ser a procura de apoio á antiga resistência para daí se projectarem novamente á tentativa de romper as directrizes baixistas de médio prazo.



   SECTORES: Existem sempre activos que se recusam de seguir o mercado no geral. O sector dos Cuidados de Saúde (Health Care) é o que demonstra. Quando aquele que preferimos ou mais seguimos não se comporta como desejado, o que não faltam são activos nos mercados financeiros.

   COTADAS: Na semana passada, excelente o desempenho da SONAECOM e da ZON MULTIMÉDIA.
Os gráficos semanais de ambas mostram boas intenções de valorizações, mas importa olhar mais de perto e constatar que ambas se encontram já bastante perto as suas resistências, sendo que para a ZON, a média móvel de 200 períodos poderá travar por algum tempo estas subidas. A REN tem um bom aspecto para o curto prazo, e no caso de superar o nível de 2,30 com fecho semanal, passará ter um bom aspecto para o médio prazo, é um valor a vigiar de perto.  PORTUCEL em gráfico diário, desenvolve uma excelente figura com uma boa equação rentabilidade risco.

   MATÉRIAS PRIMAS: Especial destaque par o BRENT que desenvolve uma figura que confere alguma possibilidade de ressaltos. Muito parecido embora sem tanta fiabilidade, é o aspecto do CRUDE.
A PRATA, ameaça o nível dos 26,30, que juntamente com a figura que desenvolve, se perdido este nível mencionado, o potencial de desvalorização, aproxima-se aos 10%.

   PARES DE DIVISAS: O Dólar Australiano versus Dólar Canadiano (AUD/CAD) afigura-se interessante, até porque são moedas de países que tentam sempre passar despercebidos a todas estar crises mundiais de que tanto se fala.

Gráficos

Sem comentários:

Enviar um comentário