segunda-feira, 11 de junho de 2012

Análise Técnica


   A forma como fecharam muitos activos na passada sexta-feira, antecipavam um cenário altista para os mercados financeiros.

   Aquilo que se verifica nesta manhã é mais o fecho de posições baixistas do que propriamente a abertura de posições altistas, no entanto, não deixa de ser positivo. A ver pelas figuras que os gráficos semanais nos mostram, não nos digam que os investidores mais influentes nos mercados, não sabiam o que estava para vir...

   Na Europa, dos 20 Super Sectores do Stoxx600, 40% destes apresentam figuras de volta, são eles: AUTOMÓVEIS E PEÇAS, BANCOS, SERVIÇOS FINANCEIROS, RECURSOS BÁSICOS, TECNOLOGIA, VIAGENS E LAZER, MÉDIA e BENS PESSOAIS E DOMÉSTICOS. Se a maior parte apresenta figuras de volta (Velas Envolventes Altistas, o Sector dos Automóveis e Peças apresenta um doji que procurou apoio na média móvel dos 200 períodos. Este Sector tem a vantagem de não estar perto dos mínimos, o que o torna mais interessante para o médio prazo, mas existem mais, como o de VIAGENS E LAZER, TECNOLOGIA e BENS PESSOAIS E DOMÉSTICOS.

   Nos Índices passa-se o mesmo cenário com o DOW JONES INDUSTRIAL, S&P500, NASDAQ100, NIKKEI225, MIB40 e FTSE100. Este último tem a vantagem de ter encontrado apoio na média móvel de 200 períodos e da parte baixa do canal altista.

   Analisando algumas das cotadas Espanholas pelo desenlace a que esteve sujeito este país neste fim-de-semana, é de prever fortes ressaltos para o IBEX35, pois 4 ou 5 cotadas deste índice, com as figuras que apresentam, são suficientemente fortes para provocarem subidas a este índice europeu, são elas: SANTANDER, BBVA, CAIXABANK, TELEFÓNICA, ACS e ACERINOX.
Em Portugal, com as mesmas figuras está o BES e a PORTUCEL.

   Para os pares de divisas, cenários idênticos para o AUD/USD e NZD/USD, de velas envolventes altistas. Também existem as velas envolventes baixistas, e quem as apresenta são os pares EUR/HUF, EUR/PLN, USD/HUF, USD/MXN e USD/PLN. O Índice do Dólar apresenta uma figura diferente mas com o mesmo significado, de volta.

   Com uma figura igual á do Índice do Dólar está o BUND ALEMÃO, que se encontra muito perto de perfurar a directriz altista de curto prazo e dar por terminado ás subidas de médio prazo.

   Nas matérias primas, uma figura igual á do BUND e do Índice do Dólar, é o que tem o COTTON(Algodão), que encontra ao mesmo tempo apoio na media móvel dos 200 períodos. O SUGAR (Açúcar), depois de ver perdido a média móvel de 200 períodos, tenta recuperar com uma envolvente altista, mas a importante figura que desenvolve, diz que será apenas para o curto prazo.



Sem comentários:

Enviar um comentário